Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Yakisoba (焼きそば)




Yakisoba (em japonês: 焼きそば), também grafado yakissoba, é um prato de origem Chinesa que em japonês significa, literalmente, "macarrão de sobá frito".

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakisoba é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods e feiras populares, no Japão ou fora dele. 

É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (matsuris) e caiu no gosto da maioria das pessoas.

Muitas pessoas acreditam que comida japonesa resume-se a sashimi (peixe crú) mas o Yakisoba é uma excelente  alternativa para os iniciantes em comida japonesa.


Preparo

O macarrão do yakisoba pode ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen (conhecido popularmente como "miojo"), podendo ainda ser frito ou não.

O yakisoba tradicional é, geralmente, preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras, mais carne de frango finamente fatiada, e temperada com o molho à base de shoyu e óleo de soja ou azeite. Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.

Finalmente, o yakisoba é posto em pratos individuais, numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.

Uma alternativa vegetariana é o yakisoba de legumes, que é preparado sem adição de carnes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário