Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Divulgacão: II Tooro Nagashi - São Paulo (SP) - 05 de agosto de 2012







No próximo dia 5 de agosto, às 19h, será realizado o II Tooro Nagashi – Luzes da Paz da capital paulista, no Parque do Ibirapuera. O ponto alto deste evento será o momento solene de silêncio pela paz, realizado simultaneamente ao do Japão, que representará o respeito à vida e a busca pela harmonia entre os povos. O evento incorpora-se a outras atividades do mês de aniversário do Parque e , pela primeira vez, a programação da celebração incluirá a Fonte Multimídia.


Anualmente, no dia 6 de agosto realiza-se em Hiroshima, no Japão, a tradicional homenagem à Paz Universal, uma cerimônia para lembrar um dos episódios mais trágicos da história da humanidade – o primeiro ataque atômico, ocorrido em 6 de agosto de 1945, em Hiroshima – que se repetiu três dias depois em Nagasaki.


No Brasil, devido ao fuso horário, o II Tooro Nagashi – Luzes da Paz, idealizado pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil e o vereador Aurélio Nomura, será realizado no dia 5 de agosto, sincronizando o momento de silêncio dos eventos, brasileiro e japonês, com o lançamento da bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima, às 8h15 (20h15 no Brasil), há exatos 67 anos.


Com início às 19h, o II Tooro Nagashi – Luzes da Paz convida a todos para participar da celebração budista no Parque do Ibirapuera, organizada pela Associação Religiosa Nambei Honganji Brasil Betsuin (Templo Higashi Honganji). Após o momento de oração, o público será conduzido pelo grupo de taikô da ABT – Associação Brasileira de Taikô ao deck em frente à Fonte Multimídia, quando participará do ritual do tooro nagashi,  a soltura das lanternas no lago.


Em seguida, na fonte, está programada uma apresentação especial com a projeção de imagens na fina cortina de jatos de água, acompanhada por músicas como “Give Peace a Chance” e “Imagine”, de John Lennon; “A Paz” de Gilberto Gil; “Rosa de Hiroshima”, do Secos e Molhados; e “Heal The World”, de Michael Jackson. ( texto extraído do site do Bunkyo e de autoria de Kenia Gomes).





Nenhum comentário:

Postar um comentário