Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

domingo, 1 de julho de 2012

Atração Confirmada do 19º Festival Tanabata de Ribeirão Preto: Tsubasa Yosakoi Soran de Ribeirão Preto!!



Yosakoi Soran

A dança que na última década do século XX tornou-se verdadeira “febre” no arquipélago é resultado da união de duas tradições com pitadas de modernidade.

Em 1991, alguns jovens de Hokkaido, ilha ao norte do arquipélago, foram passar um feriado na província de Kochi e lá conheceram o Yosakoi Matsuri, festival folclórico que dura quatro dias em agosto, no qual multidões participam de uma dança chamada Yosakoi Naruko. Encantados com o ritmo e os passos do Yosakoi Naruko, os jovens de Hokkaido decidiram fundí-lo com o Soran Bushi, outra dança tradicional japonesa, típica de Hokkaido.

O Soran Bushi é uma dança enérgica, que homenageia os pescadores do norte do Japão, com movimentos inspirados na atividade pesqueira. Por sua vez, a música do Soran Bushi não tem nada de romântica, e sua letra exorta os dançarinos-pescadores à luta contra o mar e os elementos para ganhar o pão de cada dia de forma quase heróica, com expressões do tipo “amarre o hachimaki e vá” (o hachimaki é um lenço que é amarrado ao redor da testa quando a pessoa vai fazer um grande esforço -  não apenas serve para reter o suor, como também simboliza o próprio esforço, físico e mental). O resultado desta fusão foi o Yosakoi Soran, uma dança vibrante e envolvente, que exige força e velocidade de seus participantes.

Fonte: http://www.culturajaponesa.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário