Grupo Sakura Dance

Grupo Sakura Dance

terça-feira, 4 de junho de 2013

Anime Pré-Histórico: Patrulha Estelar



Título original: Chusenkan Yamato


Este desenho marcou uma geração de crianças com suas aventuras e é lembrado com saudades por todos aqueles que acompanharam a saga na TV Manchete (Clube da Criança) nos anos de 83 e 84.

No Brasil foram apresentadas somente a segunda e terceira temporadas apesar da saga ser composta de 3 temporadas além de 5 filmes longa metragem.

Patrulha Estelar, que é o nome dado ao grupo de tripulantes da Argo (Yamato), teve 26 episódios em cada temporada, foi dublado pela Herbert Richards (RJ) e tinha uma trilha sonora fantástica e envolvente !

Abertura:




História:

Conta as aventuras da tripulação do encouraçado espacial Yamato, adaptado para viagens espaciais no ano de 2199, a partir do encouraçado japonês Yamato, afundando na Segunda Guerra Mundial. Até então, seus destroços estavam encalhados no fundo do oceano. Foi adaptado para ser a última esperança da Terra na resistência contra os ataques do planeta Gamilon.

De fato, a animação faz grande referência à marinha japonesa. No início da série é apresentada a história do Yamato, e seus últimos momentos antes de ser afundado por um bombardeio da Força Aérea dos Estados Unidos. As naves e as formações de combate são inspiradas em batalhas navais.

Além disso discute-se se os Gamilons seriam uma metáfora, ou ao menos uma referência aos americanos. O anime de certa forma visa elevar a auto-estima do povo japonês com sua referência de caráter heroico à sua marinha.

Como um folhetim em capítulos, como é tradicional na animação japonesa, Patrulha Estelar teve 3 séries produzidas. Além disso contou também com 5 animações em longa-metragem, quase todos obedecendo à cronologia da série, de forma que os filmes podem ser considerados como sequências das séries de TV, ou séries de um episódio só. O segundo longa não pode ser considerado com parte da cronologia, pois foi levado ao ar como série de TV tendo um final diferente, já que fora criado para ser o fim da saga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário